Os relacionamentos são capazes de criar laços inquebráveis e duradouros. Sejam familiares, de amizade ou de trabalho, conexões agregam e muito no dia a dia de todos. E essa conexão também pode ser aprimorada nas relações entre paciente e dentista, de forma sutil e eficaz.
Ao comparecer em uma consulta odontológica, muitas vezes o paciente possui dificuldade em ficar a vontade e até mais calmo. Seja pelo novo ambiente, pelas pessoas que estão lá e também pela forma como é atendido, o relacionamento em vez de ser mais próximo pode ser quebrado naquele primeiro momento, possibilitando que o paciente não queira mais ser atendido na clínica. E são em momentos como esse que a técnica do rapport para o relacionamento deve ser aplicada. Mas você conhece essa técnica e como ela é eficiente?
De origem francesa, a palavra rapporter significa “trazer de volta, criar uma relação”, remetendo à sincronização que permite construir uma relação harmônica. Esse conceito originário da psicologia possibilita que ao utilizar a técnica seja criada uma ligação de empatia com outra pessoa, gerando confiança e comunicação. A pessoa fica mais aberta, comunicativa e receptiva, trocando mais informações com menor resistência. E o poder do rapport pode ser crucial no dia a dia e nos negócios.
A resistência para ir ao consultório odontológico é uma ação infelizmente natural nos brasileiros. Muitas vezes por medo ou por não se sentirem confortáveis nos ambientes focados na saúde, a população evita ao máximo comparecer em ambientes que tratam da saúde, principalmente da bucal. O rapport faz toda diferença em situações como essa, pois a comunicação entre o dentista e o paciente deve ser muito clara, situações que nem sempre são presenciadas. Isso porque o dentista deve estar ciente do que está acontecendo na saúde bucal do paciente e o paciente deve compreender o que é explicado, principalmente como será o seu tratamento. Em um primeiro momento pode parecer confuso, mas a técnica do rapport para o relacionamento é tão eficaz que o retorno é praticamente imediato.
É importante saber que existem muitas técnicas para serem utilizadas pelo rapport e todas elas auxiliam na desenvoltura e partilha entre dentista e paciente.
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Expressões e gestos universais que auxiliam na hora da conexão:
Ao explorar essas expressões e gestos, aplicando o rapport de forma sutil, a confiança será estabelecida e a conexão será possível, abrindo a possibilidade de que mais assuntos sejam abordados. Uma famosa técnica é a do “Espelhar”, mas não pense que é a famosa imitação, pois a forma como ela é aplicada faz toda a diferença! Para explicar a técnica é preciso imaginar a seguinte situação:
Um paciente chega em seu consultório para ser atendido. Sutilmente você começa a imitar a comunicação verbal e não-verbal da pessoa. Ao perceber que você é muito mais que um profissional sério e que também tem algumas particularidades na hora de se comunicar, como por exemplo ser acessível, o paciente sentirá uma afinidade e a antiga dificuldade se transforma em união.
O rapport pode ser utilizado no tom de voz, na existência ou não do sotaque, na velocidade da fala, vocabulário e palavras utilizadas. Se o seu paciente repete palavras com mais frequência e se comunica de forma mais simples, não existe motivo para usar termos técnicos e complicados que só podem confundir. Encontrar semelhanças entre você e o paciente é essencial, sejam elas na forma de falar, pensar, crenças, time de futebol, banda favorita. A comunicação e a empatia são as palavras-chave para que o rapport seja um sucesso! Mas por que aplicar o rapport pode fazer tanta diferença?
Criar uma relação baseada na confiança e trocas verdadeiras é a melhor forma de garantir que o paciente volte ao consultório e continue o tratamento. Quando a confiança é criada, o seu trabalho é fidelizado e também recomendado, recebendo mais pacientes e aumentando os lucros. A técnica não é pensada apenas para “gerar vendas”, mas também criar conexões e aprimorar não só o seu trabalho como também a forma que você é visto no meio/mercado. Por isso é tão importante estar atento a todos os detalhes, da sala de espera ao atendimento. Instruir seus colaboradores a perceberem se a pessoa se sente desconfortável, tentando quebrar o gelo e informando sobre aquele paciente, faz toda a diferença! Dessa forma é possível buscar soluções para que aquela pessoa sinta prazer em estar na clínica/consultório e não medo e insatisfação, sempre retornando.
Ser especialista na sua área e ao mesmo tempo conseguir criar empatia não só com os seus pacientes mas também com os que podem chegar, traz muitos benefícios a médio e longo prazo se você souber utilizar o rapport. Mas não pense que só a técnica irá trazer lucros! Um sorriso, um aperto de mão e um bom dia podem fazer a diferença para todos! Trate o seu paciente bem não só por que ele te gera lucros, mas também por estar feliz que ele tenha te escolhido para cuidar da sua saúde bucal. Seja referência no seu trabalho e atitudes!
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