Como escolher um auxiliar de saúde bucal?

Banner

São inúmeras as possibilidades para quem busca fazer parte da área odontológica, trabalhando em consultórios e clínicas que cuidam da saúde e bem-estar. Esse é o caso do ASB (Auxiliar de Saúde Bucal), profissional com formação técnica que trabalha lado a lado do profissional dentista.

Um bom profissional faz a diferença em diversas funções, sejam elas práticas e também teóricas. O ASB trabalha lado a lado ao dentista, como o seu braço direito, auxiliando no atendimento e também questões do próprio consultório. Em muitas situações, ele é responsável por quase todos os processos das clínicas e consultórios odontológicos, facilitando e otimizando o tratamento dos pacientes.

Mas com um profissional tão importante para o funcionamento do consultório, quais são as características que devem ser destacadas para a contratação? O que deve ser levado em consideração? Separamos algumas dicas que podem lhe ajudar nessa decisão!

Organização é a palavra chave

Nas clínicas e consultórios odontológicos estão armazenados diversos materiais de uso diário e também de usos específicos de menor frequência. Diariamente o ASB lidará com esses materiais além de ser responsável pelo controle e reposição.

É importante que o Auxiliar de Saúde Bucal seja atencioso, responsável e observador pois ele tomará conta de todo o estoque, avaliando a necessidade de repor os materiais necessários para o dia a dia. Imagina você precisar de um simples algodão e não ter para o atendimento? O ASB deverá providenciar tudo o que for necessário.

Horário marcado é horário marcado

Para que os atendimentos sejam ágeis e no horário corretos, o gerenciamento da agenda do consultório também deve ser feita pelo ASB. O profissional deve ficar atento ao processo que deverá ser feito no consultório nas datas e horários preestabelecidos para que não haja o atraso do paciente e também no dentista. Isso também inclui a data de envio e previsão de material do laboratório protético, compromissos do cirurgião dentista, data dos pagamentos dos pacientes entre outros. Um profissional transparente e cuidadoso faz toda a diferença na execução das tarefa.

Talvez você também se interesse em ler: Como ter um atendimento perfeito em minha clínica?

Cuide bem dos seus equipamentos

Quando o consultório não tem um instrumentador cirúrgico, essa função fica a cargo do assistente ASB. São inúmeros os materiais utilizados diariamente no consultório, estes que devem ser bem armazenados, higienizados e organizados, garantindo a segurança do dentista e também dos pacientes. A atenção e cuidado no manuseio fazem toda a diferença na hora do atendimento, mostrando o comprometimento com o trabalho e também consultório.

Documentar é ter uma memória ativa

A documentação é de extrema importância para o funcionamento do consultório. Além de conter o prontuário dos pacientes, auxilia no acompanhamento do tratamento odontológico e sua evolução.

A documentação odontológica possui inúmeras informações minuciosas sobre cada paciente como odontograma; ficha clínica; plano de tratamento; receitas emitidas; atestados odontológicos; radiografias da cavidade oral entre outros. Ter um software para que esses dados sejam armazenados e não perdidos, pode ser o diferencial do seu consultório. Além da assertividade e organização, o assistente ASB pode auxiliar em toda a administração desses arquivos tão necessários para o funcionamento do consultório.

Além das atividades citadas, o Auxiliar de Saúde Bucal realiza funções extras dentro da clínica que são igualmente de alta importância como:

Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descartes de produtos utilizados e resíduos odontológicos;
Cuidar das medidas de biossegurança para o controle de infecções, minimizando os riscos dos pacientes e profissionais;
Ensinar técnicas de higiene bucal e prevenção de doenças para pacientes interessados entre outras atividades.

Um bom profissional é aquele que está empenhado no seu trabalho diário e o que o realiza com amor. Na hora de contratar um ASB, leve em consideração experiência, responsabilidade, caráter e a vontade de trabalhar. Um bom ou mal profissional pode ser o motivo do sucesso ou também fracasso de seu consultório. Fique sempre atento e trabalhe ao lado dos melhores!

Escrito por:
Tipo:
Tags:
Data: 31/10/2024
Compartilhe:

Veja também:

Imagem de Capa

6 dicas para aplicar a sustentabilidade no consultório odontológico

Escrito por: Tempo de Leitura:
Ver Postagem
Imagem de Capa

Saiba como descartar o lixo odontológico

Escrito por: Tempo de Leitura:
Ver Postagem
Imagem de Capa

WhatsApp para consultório: 5 dicas para usar com sucesso!

Escrito por: Tempo de Leitura:
Ver Postagem