Para muitas pessoas, o conhecimento deve ser partilhado e multiplicado. É o caso dos professores que possuem um grande amor ao saber. Esse amor e comprometimento transforma a visão sobre a profissão de milhares de jovens, que passam a ver a Odontologia muito mais que uma função, que a enxergam como objeto transformador.
Para muitos, ser um professor é apenas ficar na sala de aula, ensinando matérias na faculdade. Mas o profissional pode atuar em outras áreas. Além de ensinar, ele pode continuar atuando no mercado e também atuar na área científica, trabalhando em projetos que auxiliam no avanço da tecnologia e beneficiem a população.
Neste texto você confere como é possível se tornar professor da área odontológica. O que é necessário, pré-requisito e obrigatório. Você se vê como professor? Saiba então o que é preciso!
As especializações conferem habilidades técnicas específicas para a área escolhida, aperfeiçoando e qualificando ainda mais o profissional para o mercado de trabalho.
Já o mestrado está mais direcionado a formação dos profissionais para o ensino e a pesquisa. O aluno terá um envolvimento maior na vida acadêmica, com matérias de formação pedagógica e orientação para a área de desenvolvimento e pesquisas.
Para quem deseja seguir nos concursos públicos, o mestrado pode auxiliar. Além do trabalho como professor em uma faculdade/universidade, o título de mestre proporciona uma pontuação maior na análise do currículo em alguns concursos públicos. Mais destaque e benefícios na hora de concorrer a tão sonhada vaga.
O mestrado tem duração de 24 meses, em média 2 anos. Muitas universidades exigem que a dedicação seja total do aluno, o que pode dificultar a renda do mesmo. Existem bolsas como a CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e também a CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
O aluno pode solicitar as bolsas de mestrado também em fundações de amparo à pesquisa do seu estado e a bolsa tem valor entre R$1.500,00 e R$1.700,00. Os estudos não precisam ser paralisados.
Para ser aceito no programa, o aluno deve submeter-se a várias avaliações. A maioria dos processos de seleção inclui análise de currículo, prova de proficiência em inglês, redação, prova de conhecimentos específicos na área de interesse e também uma entrevista.
A seleção é de acordo com as normas da instituição mas, a maioria segue esse processo. Além dos 24 meses de dedicação, o mestrado é uma busca constante em aprimorar e transformar o conhecimento.
Aos que querem seguir essa carreira, é importante lembrar que o trabalho de um professor é integral. O conhecimento, pesquisa, desenvolvimento e o aprimoramento devem ser constantes, pois as tecnologias estão em constante evolução e passar isso aos alunos é auxiliá-los nas mudanças do mercado.
Ser professor é muito mais que uma escolha. É amor a profissão, ao desenvolvimento de pessoas como profissionais e humanos, visando à melhoria daquele espaço de atuação. Ser professor é orgulhar-se do conhecimento passado, do reconhecimento adquirido e a certeza que foi feita a diferença na carreira de muitas pessoas.
Agradecemos aos professores e os parabenizamos, por serem instrumentos de mudanças, de pensamentos e atitudes. O amor pelo saber de vocês é inspirador e transformador. Todo dia é dia do professor.!