Ser organizado e ter tudo nos devidos lugares, auxilia no desenvolvimento e trabalho diário na clínica ou consultório. E essa prática não deve ser apenas para os materiais e equipamentos utilizados no dia a dia. É importante que os dados dos pacientes sejam recolhidos de forma correta e armazenados em locais seguros, pois eles constam todo o histórico de doenças, tratamentos e outras ocorrências na saúde do paciente. Essa ficha é chamada de Anamnese.
A Anamnese é uma entrevista realizada pelo profissional da odontologia, sendo o ponto inicial no tratamento odontológico desejado. Como em qualquer outra entrevista, deve ser aplicada de forma correta e ética, revelando dados importantes que podem fazer a diferença no desenvolvimento do trabalho durante o período de tratamento e também após a finalização do mesmo.
Nessa entrevista são coletados os dados pessoais, dados sobre a saúde em geral como medicamentos tomados diariamente, pressão, se é gestante ou não, se possui alguma alergia a anestesia, se já fez alguma cirurgia e muito mais. Essa ficha possui informações relevantes e dados que ao serem reunidos e analisados, permite que o tratamento seja adequado sem causar danos a saúde do paciente.
Separamos alguns dados essenciais que são coletados durante a entrevista da Anamnese e qual a importância da coleta dos mesmos!
Ao realizar o preenchimento do cadastro, dados como nome completo, endereço, e-mail e também telefone serão armazenados para identificação e contato. Esses dados também podem ser utilizados para oferecer descontos no mês de aniversário, envio do e-mail marketing além de oferecer novos tratamentos e mostrar as novidades.
Outra questão importante é saber qual motivo fez com que o paciente o procurasse e quisesse realizar o tratamento. Se ele está sentindo dores na gengiva ou nos dentes, se toma algum tipo de medicamento, se tem diabetes, pressão alta, alguma alergia e também qual foi o último tratamento odontológico realizado. Aos reunir esses dados, o dentista realizará uma análise mais detalhada e será verificado aspectos para que o tratamento seja realizado com segurança.
O exame físico é realizado pelo profissional para saber como estão as condições bucais do paciente. São avaliados os dentes superiores e inferiores, assim como a posição da mordida, gengiva, tudo nos mínimos detalhes. Nessa fase o dentista anota todas as informações relevantes sobre a boca e realiza as observações necessárias para que o tratamento seja assertivo.
As condições pós tratamento também são anotadas, registrando todo o tratamento realizado pelo profissional. Se foi feito canal, retirada de cáries, quais os dentes restaurados, o material utilizado, as radiografias feitas e todos os dados de todo o tratamento. É importante o preenchimento para que a evolução seja observada.
O Consentimento Esclarecido é realizado antes de qualquer procedimento de saúde, condição respeitado pelos profissionais. É necessário que o paciente esteja ciente de sua saúde, das necessidades específicas do tratamento e planejamento, quais são os riscos, limitações, além de ser conscientizado sobre as suas responsabilidade e as do cirurgião-dentista, proporcionando o sucesso do tratamento! Também são apresentadas opções para o tratamento, tanto dos valores como dos propósitos.
A ficha clínica do paciente apresenta a data de todos os atendimentos, quais tratamentos foram feitos, além da assinatura do paciente e também do dentista. Dessa forma fica acertado e claro para ambas as partes todo o procedimento, a fim de que qualquer dúvida seja esclarecida!
Os dados coletados devem ser arquivados pelo profissional, garantindo uma cópia ao paciente sempre que solicitado. Quando o paciente arcar com todos os custos do tratamento, terá o direito de retirar os documentos originais. Mas sempre uma cópia dos documentos permanece nos arquivos do dentista, esse que irá guardá-lo ao longo de toda vida.
É de extrema importância que todos os dados sejam recolhidos e armazenados de forma cuidadosa. Além de contar dados importantes sobre cada paciente, a Anamnese deve ser feita com atenção, profissionalismo e segurança. Na hora da entrevista não economize nas perguntas, assim ficará mais fácil identificar de forma correta o problema e achar o melhor tratamento para o seu paciente.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos.