A resposta é simples. DEPENDE. Sim, depende muito de sua estratégia e comportamento.
Como você já entendeu, fazer fazer marketing para dentistas não é algo tão simples devido aos novos elementos que tem se introduzido a cada dia e ao enorme potencial dessas ações no mercado. No começo do uso das redes sociais, era comum termos um mesmo perfil para a pessoa física e jurídica, mas atualmente já temos como fazer isso de maneira profissional.
Se você usa a plataforma ou pretende fazê-lo para fins pessoais, acompanhando as novidades da sua rede, o ideal é criar um perfil. Contudo, se pretende fazer marketing digital através da mídia e promover seu negócio online por lá, é melhor criar uma página ou fanpage.
Perfil pessoal no Facebook
O perfil é a versão da plataforma para pessoas físicas. Funciona como uma “ficha” dentro do Facebook: contém informações pessoais como locais de estudo e trabalho, rede de amigos e uma linha do tempo com fotos, vídeos e notas atrelados unicamente à pessoa identificada.
Conta também com lembrete de aniversários, agenda de eventos, jogos e muitas outras ferramentas também de uso pessoal. O que é publicado através de um perfil aparece como “assinado” pelo autor da postagem e busca um engajamento mais individual.
Fanpage – página empresarial no Facebook
A página, por si só, já possui um objetivo diferente. Nela, a proposta não é alimentar interesses e compartilhar seu cotidiano com amigos e conhecidos, mas apresentar conteúdo de uma forma mais profissional e comprometida.
A fanpage, entre seus recursos destacam-se a programação de publicações, a possibilidade de adicionar um local físico, múltiplos administradores e, consequentemente, assinatura em nome da marca, e não diretamente do autor.
Veja a Comparação e encolha entre perfil e página no Facebook
Confira uma tabela rápida com as principais diferenças entre as duas formas de utilizar a rede:
Perfil | Página |
Os outros usuários adicionam como amigo. | Os outros usuários curtem. |
Quantidade de amigos limitada. | Quantidade de curtidas ilimitada. |
Administrado por um único usuário. | Administrado por múltiplos usuários. |
Nível único de administração. | Diferentes níveis de administração. |
Personalização básica (avatar e capa). | Personalização avançada (avatar, capa, CTA’s e plugins). |
Informações de pessoa física. | Informações de pessoa jurídica (marca). |
Envio de mensagens individual. | Envio de mensagens em massa. |
– | Abas especiais. |
– | Estatísticas (Facebook Insights). |
– | Plataforma de anúncios (Facebook Ads). |
Minha empresa tem um perfil, e agora?
Calma, isso dá para resolver! Se você criou um perfil em vez de uma página para o seu negócio, basta conferir esse tutorial aqui e fazer a mudança. Além de melhorar a sua presença na rede social, essa medida é necessária para cumprir com os termos e condições do Facebook e manter sua conta em segurança.
E se eu não tiver nenhum dos dois?
A própria página inicial do Facebook oferece a opção de criar um perfil pessoal ou uma página de empresa.
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