Cuidar não só da imagem profissional como também da imagem do consultório é um desafio que pode surpreender e dar mais trabalho que o imaginado. A sala de espera do consultório odontológico é o primeiro contato de muitos pacientes com o profissional. Seja para conhecer ou tratar-se, a primeira impressão é sempre a que fica.
A influência da decoração no ambiente pode modificar a maneira como nos sentimos durante nossa permanência, estimulando ou provocando desconforto. Os estímulos acontecem através das imagens, dos cheiros, dos sons, dos toques e dos gostos que definem todas as nossas experiências naquele ambiente, influenciando no nosso humor e opinião sobre o mesmo.
Separamos algumas dicas que vão te auxiliar na ambientação da sua sala de espera, trazendo não só elogios como também bem-estar e mais clientes!
O branco é uma cor muito utilizada nas paredes em diversas variações e tonalidades. Mas em um consultório ele pode ter uma outra conotação. Essa cor pode passar a sensação de esterilidade e ambiente hospitalar, algo que pode passar desconforto para os que esperam atendimento.
Escolha tons pastéis como azul, verde claro, salmão, verde água, entre outros, que transmitem a sensação de relaxamento, permitindo o contraste com objetos de outras cores mais escuras e vibrantes.
Investir em beleza ou durabilidade? Estilo tradicional ou moderno? Essas dúvidas são comuns na hora de montar a sala de espera. Alinhar modernidade e estética é um importante ponto, mas o conforto sempre deve vir em primeiro lugar.
Invista em móveis de boa qualidade, confortáveis e duráveis, para que você não torne a espera pelo atendimento algo desagradável, principalmente se o paciente estiver com medo. Um grande diferencial é você também cuidar para que a sala de espera receba pessoas com necessidades especiais.
Ao dispor os móveis, considere não só uma pessoa que usa cadeira de rodas ou outro equipamento de locomoção como também o seu acompanhante. Isso demonstra empatia e respeito.
Ao chegar ao seu consultório, o primeiro contato será com um de seus colabores e é importante que este esteja capacitado. O treinamento das equipes de atendimento é fundamental!
O preparo adequado auxilia na comunicação e orientação de todos os colaboradores, para que exista um padrão de atendimento de qualidade e destaque.
O recepcionista deve ser atencioso, prestativo e buscar sempre responder as dúvidas que podem surgir. Perguntar se o paciente está bem e se precisa de alguma ajuda proporciona conforto e confiança.
Em um consultório odontológico, a higiene principalmente antes do atendimento faz toda a diferença. Mas que tal disponibilizar aos pacientes e acompanhantes uma área que possua água, café, suco ou até mesmo chás e biscoitos? Essa atitude demonstra consideração ao paciente e também ao seu acompanhante, influenciando na imagem do consultório.
Peça seus colaboradores que oriente o paciente para o que ele pode ou não consumir antes da consulta. Após a mesma, ofereça novamente esse pequeno lanche, para que ele não se sinta excluído.
Como já falamos anteriormente neste texto, muitas pessoas possuem fobias e medos irracionais ao ir ao dentista que prejudicam e muito a saúde bucal. Para evitar que a ansiedade e pavor tomem conta, invista em ações que podem auxiliar no conforto.
Seja uma música ambiente, televisão com volume baixo que passe conteúdo agradável (evite noticiários e polêmicas), revistas atualizadas e bem conservadas, livros ou até mesmo a conexão do Wi-Fi, são boas opções para distrair os pacientes durante a espera.
Se além de adultos você também recebe crianças, organize um espaço com uma mesa baixa que possua alguns brinquedos, livros para colorir e também gibis, tudo para que os pequenos fiquem mais calmos antes da consulta.
A sala de espera é o primeiro contato do paciente com o consultório. É ali que ele aguarda e também esclarece dúvida com os colaboradores. Invista na aparência, mas principalmente no bem-estar. Dê o seu toque, seja em quadros, almofadas, lustres, arranjos e plantas. O conforto e credibilidade andam lado a lado. Esteja sempre atento!