Indicação:
Método micro-invasivo para atacar cáries sem cavitação (profundidade da lesão estendendo-se para dentro da parte externa da dentina) nas áreas proximais.
- Com as cunhas inclusas,os dentes afetados são gradualmente separados;
- Subsequentemente, a área é gravada, seca e infiltrada com a ponta proximal especial;
- Funcionando por força capilar, o infiltrante altamente viscoso é absorvido pelo sistema de poros da lesão da cárie, preenchendo-a, establizando-a e evitando a penetração posterior de ácidos carcinogênicos, promovendo controle da cárie.
Dicas da prática
1. Diagnóstico exato com raios X em bitewing
- Faça uso de raios X bitewing para diagnóstico precoce de lesões proximais.
- Controle a necessidade de imagens de raios X prematuramente, por exemplo, através do uso de dispositivos de transiluminação de fibra ótica.
- Um acessório útil para esses raios X é o Sistema de Suporte de Raios X Icon da DMG. Ele torna possível a tomada de imagens múltiplas na mesma posição reprodutível, mesmo por várias sessões, e com isso simplifica o diagnóstico e a avaliação do sucesso terapêutico.
2. Separação delicada do dente, passo a passo.
- É melhor é agir devagar com a separação do dente, um pouco como estendendo um músculo. O tecido tem que responder ao aumento de pressão.
- Insira a cunha entre os dentes até que sinta resistência. O paciente irá experimentar isso como uma leve pressão.
- Mantenha a cunha em posição por alguns segundos.
- Continue a empurrar cuidadosamente a cunha até que a parte mais larga da cunha crie separação suficiente entre os dentes.
3. Documentação nos registros do paciente.
- Icon não é rádio-opaco.
- Isso é por que certos materiais de carga são necessários para torná-lo rádio-opaco. Esses materiais afetam negativamente as propriedades de escoamento do infiltrante e, com isso, a sua habilidade de penetração
- De maneira a documentar adequadamente o procedimento, o cartão de paciente incluído em cada embalagem deverá ser marcado e preenchido adequadamente.